Onde
Encontrar?

Qual a idade certa para tirar a fralda?

1 - shutterstock_629721233

Tirar a fralda dos bebês antes da hora pode gerar até traumas nos pequenos, resultando em retenção urinária, prisão de ventre e descontrole da evacuação. Por isso, é importante respeitar o ritmo da criança. Assim como existe o tempo certo para cada bebê andar, existe o tempo certo para desfraldá-lo.

Em geral, as crianças se mostram preparadas para essa etapa a partir dos 2 aos 4 anos de idade. Quando já têm maturidade de controlar os esfíncteres, ou seja, os músculos que retém ou liberam o xixi e o coco. O desfralde só deve ocorrer antes dos 2 anos caso o menino ou a menina dê indicações claras de que está pronto. Entre os sinais a serem observados, estão:

-a criança já aprendeu a andar;
-consegue ficar mais tempo com a fralda seca, portanto, consegue segurar mais os xixi ou o coco;
-sabe falar;
-anuncia ou reage de forma diferente quando está evacuando, indicando que tem consciência do ato;
-obedece aos comandos dos pais;
-se mostra incomodada com a fralda molhada;
-identifica a localização do banheiro;
-começa a imitar a mãe ou o pai indo ao banheiro;
-consegue ficar sentada e quieta por alguns minutos;

Primeira fase
Assim que os pais percebem esses sinais, podem iniciar o processo simples, porém lento de desfralde. É recomendado que isso seja feito no verão, uma estação em que a criança veste menos roupa, transpira mais e faz menos xixi.

Outra dica relevante é que os pais comecem tirando a fralda dos filhos apenas durante o dia. A partir daí, além de perguntarem com frequência se a criança quer ir ao banheiro, os familiares devem levá-la a cada duas horas no penico nos primeiros dias e deixá-la sentada durante cerca de cinco minutos. Esse incentivo é chamado de treinamento de esfíncter.

Quanto ao penico, é recomendável o uso porque mantem a criança apoiada no chão. O pequeno se sente seguro ao sentar e tem autonomia para ir ao penico sempre que quiser.

Segunda fase
Quando os pais veem que o filho está controlando bem a evacuação durante o dia, podem partir para o desfralde noturno. Nesses casos, devem evitar que a criança ingira líquidos pelo menos duas horas antes de deitar e devem levar o bebê ao banheiro antes de dormir.

Assim como o momento de início do desfralde, não há limite determinado para o fim desse processo. Algumas crianças podem aprender a se controlar em alguns dias, outras em alguns meses.

Independente do tempo, os pais e acompanhantes devem manter a calma e a coerência de comportamento durante toda a etapa. Ou seja, a partir do início do desfralde, os pequenos deve receber estímulos e ficar sem fralda mesmo fora de casa.

Estímulos
Para uma boa adaptação da criança à nova realidade, o xixi e o coco devem ser tratados como ações naturais e positivas pelos pais. Então, é interessante que os familiares tornem agradável o momento de ida ao banheiro por meio de contação de histórias, músicas, conversa etc.

Seguindo a lógica da associação com boas sensações, cada ida ao banheiro ou aviso sobre a vontade de ir por parte dos pequenos deve ser elogiado.  As crianças não podem ser reprimidas quando fazem xixi na calça ou na cama.

E uma última sugestão para estimular os bebês é comprar penicos decorados, calcinhas de princesa para as meninas e cuecas parecidas com as dos pais para os meninos. Saindo das fraldas, as crianças precisam se sentir “gente grande”. Afinal, elas estão crescendo mesmo!

//]]>